Estamos iniciando novo ano litúrgico, entrando no Advento, tempo de renovar as esperanças, na expectativa da vinda de Jesus. "Vigiai" é a advertência do próprio Jesus a seus discípulos. Todo momento é propício para acolher o Salvador. Que ninguém seja surpreendido. O amor de Deus se manifestou na história do povo de Israel e, de forma plena, por meio de Jesus Cristo. Conduzidos pelo espírito da palavra de Deus, preparamo-nos de modo digne o para o Natal, voltando ao caminho do amor e da fidelidade a Deus a ao próximo.
CARACTERÍSTICAS DAS CELEBRAÇÕES DO ADVENTO
- O Advento é celebrado com sobriedade e com uma alegria discreta, quase contida. Por isso, não se canta o Glória; fica reservado para a noite e o dia de Natal, quando juntamos nossa voz à dos anjos para dar glória a Deus pela salvação que realiza em nosso meio. O Aleluia, no entanto, continua ressoando.
- Pelo mesmo motivo de sobriedade, o Diretório Litúrgico prescreve que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor.
-Usa-se a cor roxa para as vestes litúrgicas (casula, estola...); no terceiro domingo, a cor usada tradicionalmente é o cor-de-rosa, por ser o "Domingo da Alegria", referente à segunda leitura, na qual o apóstolo nos convida: Alegrem-se.
- Existe ainda o costume de se fazer a Coroa do Advento, com quatro velas, que serão acendidas uma a uma, acompanhando os quatro domingos do Advento. A luz crescente indica a proximidade do Natal, quando a luz de Cristo, a luz da salvação, há de brilhar para toda a humanidade. O círculo, sem começo nem fim, simboliza a eternidade.